blog2

Pós-operatório da Cirurgia de Catarata

Os cuidados pós-operatórios da Cirurgia de Catarata compreendem:

  • uso dos colírios indicados por seu oftalmologista, (colírio antibiótico a cada 3 horas e colírio anti-inflamatório a cada 3 horas);
  • repouso mínimo, que significa não pegar peso e não praticar atividade esportiva;
  • não usar maquiagem por 10 dias;
  • uso de protetor acrílico durante o primeiro dia e para dormir durante uma semana.

A recuperação visual ocorre rapidamente. Em dois dias a maioria dos pacientes já está com acuidade visual ótima. Vale lembrar que isso pode variar em cada caso, de acordo com outras doenças oculares presentes e com a intensidade da catarata de cada um.

Há algum tempo, a cirurgia de catarata vem apresentando resultados precisos e previsíveis, associado a critérios de segurança bem estabelecidos. Através da técnica da facoemulsificação os riscos cirúrgicos diminuíram substancialmente. Os avanços tecnológicos das lentes intra-oculares que são implantadas no olho do paciente após a retirada da catarata (cristalino opacificado) permitem a correção do grau de forma precisa.

Normalmente, a cirurgia de catarata é realizada sob anestesia local com colírio anestésico e sedação, o que provoca sonolência para dar conforto e diminuir a ansiedade durante o procedimento. Para isso, solicita-se tempo de jejum de 6 horas. O procedimento é rápido (20 a 30 minutos) e indolor. Após a cirurgia de catarata, o paciente acorda em poucos minutos sem dor e fica com um curativo transparente.

* Vale lembrar que todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo. Elas complementam, mas não substituem, as orientações do seu(sua) médico(a). Para marcar uma consulta clique aqui ou ligue (11) 4724-7008.