IOMC

logo iomc
Tonometria de Aplanação

Tonometria de Aplanação

A Tonometria de Aplanação desempenha um papel crucial na medição da pressão intraocular, sendo um ponto fundamental para o diagnóstico do GLAUCOMA.

Este método é especialmente valioso em casos de córneas com espessuras extremas, como aquelas submetidas à Cirurgia Refrativa, pois oferece medições mais confiáveis, pois não é influenciado pela espessura corneana.

Durante o procedimento, os olhos são previamente anestesiados e corados com colírios, tornando o exame confortável para o paciente. Apesar de sua simplicidade, sua realização é de extrema importância nas consultas oftalmológicas, sendo um processo rápido e indolor, levando menos de 2 minutos para ambos os olhos.

Embora as medidas da pressão intraocular estejam tipicamente entre 10 a 20mmHg para valores considerados normais, isoladamente, não são conclusivas para o diagnóstico de glaucoma.

É crucial observar que alguns pacientes sem dano no nervo óptico podem apresentar valores pressóricos acima de 20mmHg, sendo chamados de Hipertensos Oculares, enquanto outros com danos no nervo óptico podem ter valores abaixo de 20mmHg, denominados Glaucoma de Pressão Normal. Isso ressalta a complexidade do diagnóstico, indicando que a pressão intraocular é apenas um dos fatores de risco para o glaucoma.

Entretanto, a medida precisa da pressão intraocular é fundamental para o diagnóstico e acompanhamento do paciente com glaucoma. A redução da pressão intraocular é o único tratamento cientificamente comprovado para controlar a progressão da doença, destacando a importância crucial dessa medição precisa para a eficácia do tratamento e o monitoramento do glaucoma.