Realizar um Check-up de Glaucoma é fundamental para fazer uma análise abrangente e periódica dos seus olhos. Esta condição tende a se desenvolver de forma silenciosa, e apenas com um diagnóstico precoce é possível um tratamento eficaz.
A prevenção é a chave principal. Seus olhos necessitam de cuidados frequentes para preservar a qualidade da sua visão. O check-up oferece a oportunidade não só de prevenir, mas também de diagnosticar e tratar o Glaucoma. Tonometria, Oftalmoscopia, Perimetria, Gonioscopia e Tomografia são os exames recomendados.
Tonometria: Este exame mede a pressão intraocular. Geralmente, é utilizado um colírio anestésico e um corante. Com um aparelho específico, o médico consegue medir a pressão do olho.
Oftalmoscopia: Essencial para visualizar as estruturas internas do olho, especialmente o nervo óptico. Em um ambiente com pouca luz, o médico utiliza um oftalmoscópio ou uma lente de aumento especial para examinar o aspecto e a cor do nervo óptico.
Perimetria: Também conhecido como Campimetria ou Campo Visual. Durante este teste, você olha para frente e pressiona um botão sempre que identificar uma luz no seu campo de visão. Este procedimento cria um mapa detalhado da sua visão.
Gonioscopia: Um teste indolor que avalia se o ângulo onde a íris e a córnea se encontram dentro do olho está amplo ou estreito, determinando se o Glaucoma é de ângulo aberto ou fechado.
Tomografia / Imagem Computadorizada: Proporciona uma imagem digital detalhada do nervo óptico, fornecendo informações cruciais para a avaliação oftalmológica.