Estéreo Foto de Papila

  • Estéreo Foto de Papila

ESTÉREO FOTO DE PAPILA é o registro fotográfico de alterações do disco óptico ou papila. Fotografias realizadas com luz branca intensa, para registrar forma, contornos, relevo, tamanho, coloração e escavação do disco óptico, sinais também analisados durante o “checkup” de pacientes portadores de GLAUCOMA.
O registro é feito digitalmente e em filme fotográfico para slides, com grande aumento, para evidenciar os detalhes do disco óptico e possíveis alterações. O registro digital permite a medição das alterações e o registro em filme fotográfico, depois de revelado, irá evidenciar o aspecto tridimensional da papila.

PARA QUE SERVE O EXAME?
Geralmente, o médico pede a ESTÉREO FOTO DE PAPILA para acompanhar a estabilização, repressão ou evolução das alterações do disco óptico. O exame pode ser solicitado também em casos de Hipertensão Ocular, Glaucoma, Edema de Papila, Papiledema, Processo Inflamatório do Nervo Óptico (Neurite Óptica), Pseudopapiledema (Anomalias como Drusas de Papila), Tumores da Cabeça do Nervo Óptico (benignos como Melanocitoma e malignos como Melanoma, Infiltração Linfomatosa ou Leucêmica e Tumores Metastáticos para o Nervo Óptico).

ORIENTAÇÕES NECESSÁRIAS

  • Não há necessidade de jejum;
  • É feita dilatação da pupila de ambos os olhos, com embaçamento visual duradouro (em média, de 6 a 8 horas de duração);
  • Deve haver a presença de um acompanhante maior de 18 anos.
  • Durante o exame, são realizadas fotografias repetidas do FUNDO DE OLHO, fotos que utilizam flash e podem causar desconforto e fotofobia temporárias durante o exame.
  • Não há a necessidade de suspensão de qualquer medicação e/ou de colírios mióticos.

REGIÕES ESTUDADAS
Disco óptico ou cabeça do nervo óptico.

* Clique aqui para agendar uma consulta ou ligue: (11) 4724.7008