Cirurgia de Glaucoma

  • Cirurgia de Glaucoma

CIRURGIA DE GLAUCOMA ou TRABECULECTOMIA: é realizada para controlar o GLAUCOMA nos casos em que o tratamento clínico não está sendo efetivo. Seu objetivo é drenar e diminuir a pressão intra-ocular (principal sintoma do GLAUCOMA), evitando assim lesões graves ao nervo óptico.

Quando o oftalmologista verifica – pelos exames complementares de Campimetria, Mapeamento de Retina, Gonioscopia, entre outros – que o quadro clínico do paciente continua se deteriorando, ou que ele continua a progredir – apesar do uso de medicamentos e/ou tratamentos a laser, indica-se a cirurgia.

 

COMO É A CIRURGIA DE GLAUCOMA?

A CIRURGIA DE GLAUCOMA é feita com anestesia local na sala de cirurgia. Depois que alguns colírios são colocados no olho – e depois que o olho está anestesiado – olho do paciente está “preparado” ou limpo. O campo estéril é colocado sobre o rosto, deixando apenas o olho descoberto. Isto mantém a área de operação limpa e estéril. O olho é mantido aberto por um “espéculo”, então o paciente não tem a preocupação de piscar durante a cirurgia. Em alguns casos ele pode receber sedativos por via intravenosa, para que fique completamente confortável.

Após a CIRURGIA DE GLAUCOMA, uma gaze oclusora é colocada sobre seu olho e será removida no dia posterior à cirurgia, na sua primeira visita pós-operatória. O paciente fará visitas periódicas ao seu cirurgião até que o olho sare completamente. Para muitas pessoas, isso pode durar entre 2 e 3 meses. Durante este tempo, o paciente usará colírios múltiplos e frequentemente.

O paciente pode precisar de remoção de suturas, um procedimento a laser para cortar algumas suturas, injeções de medicamentos complementares ou outros procedimentos para controlar o processo de cicatrização. Isto vai maximizar o resultado da CIRURGIA DE GLAUCOMA . Os cuidados pós-operatórios variam muito de paciente para paciente. Atividades extenuantes durante o processo de cicatrização também não são indicadas.

* Muito importante: Apenas seu oftalmologista pode avaliar com precisão seu caso clínico em particular.
 Clique aqui para agendar uma consulta ou ligue:
 (11) 4724.7008